ESTRUTURA PEDAGÓGICA

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A nossa proposta pedagógica é fundamentada em princípios essenciais para a formação dos educandos, promovendo a integração entre os conhecimentos instituídos pela  Base Nacional Comum Curricular, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s e a proposta de pastoral sugerida pelo Serviço de Orientação Religiosa – SOR

HISTÓRICO DO COLÉGIO DOM BOSCO

Tragetoria-01.png

O Colégio Dom Bosco, mantido pela Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, foi fundado no ano de 1959 com o nome  Educandário e Artesanato Dom Bosco pelo padre Artur Moura então assistente eclesial e conselheiro do Centro de Ação Social da Paróquia  Santo Antônio e almas de Itabaiana e repassado a então Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs MIssionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus - SMIC no dia 01 de Março de 1963, sob a gestão da Provincial Ir. Nazária Moraes e Conselho provincial.

Em 1973, o Educandário passou a se chamar Colégio Dom Bosco e funcionar como Unidade de Ensino de 1º Grau (1º a 8º série), onde além do ginásio ofertava turmas de Artesanato, Ballet e Dança Moderna, Piano e Acordeon, turmas regulares de Maternal, Infantil, e Alfabetização.

Somente em 2001 o Conselho Estadual de Educação de Sergipe, autorizou o funcionamento do ensino médio e desde então, o Colégio oferece à comunidade local e cidades circunvizinhas a creche e pré-escola, a educação infantil, o fundamental 1 e fundamental 2, e o ensino médio.

Hoje o Colégio Dom Bosco configura-se em entidade de pessoa jurídica de direito privado, do tipo ASSOCIAÇÃO, sem fins lucrativos de natureza religiosa, caráter confessional, educacional, beneficente e de assistência social, com atividade preponderante na área da EDUCAÇÃO.

A nossa proposta pedagógica baseia-se pedagogia SocioInteracionista onde o professor promove os avanços nos alunos, criando zonas de desenvolvimento proximal. Nesse caso o aluno não é apenas o sujeito da aprendizagem, mas aquele que aprende com o outro aquilo que seu grupo social produz. Em outras palavras, a proposta pedagógica Sociointeracionista trata-se de uma abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano.

 

A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional. Em outras palavras, o conhecimento é resultado da combinação entre fatores objetivos e subjetivos que fazem parte do cotidiano de cada estudante. A interação entre organismo e meio defendida por essa teoria da aprendizagem, no entanto, não se dá de maneira passiva: a aquisição do conhecimento é um processo construído pelo próprio ser humano durante toda a sua vida, o que o faz ser o personagem principal no processo ensino-aprendizagem.

Pela característica confessional, o colégio Dom Bosco desenvolve ações promovidas pelo Serviço de Orientação Religiosa - SOR, articuladas com a proposta pedagógica da escola, para a educação-evangelização dos educandos a partir do Carisma das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus - SMIC. Neste sentido, busca colaborar na missão de educar na perspectiva Marial, Franciscana e Missionária vivenciando os valores do evangelho e da mística dos fundadores da congregação. Destaca-se o serviço a todos através da vivência da solidariedade e do respeito ao ser humano, a fim de testemunhar o amor a Deus na construção da civilização do amor e de uma sociedade solidária e fraterna. 

Nosso sistema de ensino (FTD) é elaborado seguindo uma sequência lógica de conteúdos baseados na BNCC que respeitam a faixa etária a que se destinam. Buscam integrar conhecimentos e formação de valores aos recursos impressos, digitais e serviços, com o objetivo de estabelecer um processo ensino-aprendizagem dinâmico e coerente para o aluno. A ideia é prepará-lo não apenas para os desafios da vida acadêmica, mas formar cidadãos conscientes e atuantes.


Iônica é o ambiente digital da FTD Educação que nasceu para conectar estudantes, famílias, professores e gestores em um só lugar, seguro, amigável e interativo, que cria oportunidades e amplia a performance de cada um nos processos de ensino e de aprendizagem. Uma plataforma repleta de recursos e facilidades, com navegação descomplicada e visualização adaptada para todos os tipos de tela: celulares, tablets e computadores. Acesso a mais de 55 mil questões, com busca otimizada com filtros da BNCC e do ENEM. Acesso ao livro digital, disponíveis em um só clique e que são leves para abertura em sala de aula.

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA MÃE DE DEUS - SMIC

eb757f1e-6f78-4ddc-8e31-e1149deaacd0.jpg

A Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus foi fundada em 1910, em Santarém, Pará, Brasil. Os Fundadores, Dom Amando Bahlmann e Madre Imaculada de Jesus, foram por ocasião da fundação, assistidos por quatro Irmãs Concepcionistas do Mosteiro da Ajuda, do Rio de Janeiro. O principal objetivo da fundação foi o serviço ao povo da Amazônia, através da educação da juventude e crianças órfãs.

A Congregação logo se expandiu por vários Estados do Brasil. Em decorrência dessa expansão, a Congregação internacionalizou-se se deparando, consequentemente, com diversos aspectos culturais em realidades as mais diversificadas às quais as Irmãs deveriam inculturar-se, conservando-se fiéis às suas identidades de Missionárias da Imaculada Conceição, de acordo com a Regra Franciscana, cuja fonte é o Evangelho.

 

Atualmente, a Congregação está presente nos quatro Continentes: Americano, Europeu, Asiático e Africano, sendo enviadas para os diversos Países: Alemanha, Estados Unidos, China, Taiwan, Filipinas, Vietnã, Namíbia, e Angola, no entanto, nos tornamos uma Congregação Internacional.

Em decorrência dessa expansão, as SMIC buscam participar do espírito de seus Fundadores vivendo o Carisma e a Espiritualidade Congregacional e servem ao povo de Deus através de vários serviços à Igreja e à sociedade.

 

 

Somos uma Congregação Franciscana, chamada a integrar o espírito de São Francisco e Santa Clara em suas vidas e temos Maria como modelo de Discípula e Missionária de Jesus Cristo, o enviado do Pai.

 

Carisma SMIC

Ser uma presença contemplativa e misericordiosa a todos, em constante prontidão para a missão de Cristo, especialmente entre os mais necessitados.

Madre Imaculada, co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.

 

Madre Imaculada nasceu no dia 14 de novembro de 1887, em uma cidadezinha chamada AHLEN, na Alemanha. Aos seis anos iniciou seus estudos.
 

Desejou, primeiramente, ser professora, mas já se sentia atraída para cuidar dos pobres, entrando em 06 de agosto de 1910 para o convento, a pedido de Dom Amando.

MADRE IMACULADA

madreacamada.jpg

DOM AMANDO

Foto de D.Amando restaurada.jpg

Dom Amando foi muito religioso, com fé e com muita, muita compaixão pelos pobres, gostava de ajudar as crianças. Ele construiu um orfanato e um hospital em Santarém. Naquela época várias pessoas morriam em decorrência de doenças na região e muitas crianças ficavam órfãs.

Ele viajava para a Alemanha para pedir dinheiro para o orfanato.  As crianças o adoravam. Dom Amando morreu numa viagem para a Alemanha, mas deixou seu exemplo de amor e humildade ao próximo.

Smic.png